Vilfredo era economista e consultor financeiro de grandes industrias de Santa Catarina e as visitou para dar um comunicado importante: “Estou saindo para uma viagem ao exterior e ficarei fora do Brasil por um período de dois a três anos.”
Os empresários, surpresos, faziam inúmeras perguntas sobre essa viagem e planos de Vilfredo. “Para qual país?”, indagavam; ou então perguntavam se ele iria assumir um cargo importante em uma nova empresa.
Sem exceção, todos se espantavam com a resposta de Vilfredo: “Vou realizar um sonho junto com minha família pois há muito tempo estamos nos preparando para isso” e acrescentou “Heloisa, meus filhos Pierre, David, Wilhelm e eu vamos dar a volta no mundo no nosso veleiro.”
Muitos perguntaram se ele havia ficado louco e vinham me procurar para ver se eu conseguia convencer Vilfredo a não cometer tal loucura. Mas, quando me viam muito entusiasmada e envolvida com o sonho, desistiam.
Hoje posso confessar: durante os anos de preparação, eu não tive certeza que Vilfredo iria realmente largar sua carreira empresarial, com excelentes clientes e um futuro de bons negócios, para viver num barco…
Trecho do livro “10 Anos no Mar” por Heloísa Schurmann.