Partida: 14 de abril de 1984 - Florianópolis, SC
Chegada: 28 de maio de 1994 - Florianópolis, SC
Depois de 10 anos de preparação, a Família Schurmann partiu de Florianópolis (SC) a bordo do veleiro Guapo no dia 14 de abril de 1984, deixando para trás a segurança da vida em terra firme em busca da realização de um sonho compartilhado em família: viver no mar.
Sempre que penso naquele dia, lembro-me do friozinho na barriga, da responsabilidade e das mudanças que estavamos fazendo sobre nosso futuro. Era nosso sonho que estava começando a ser realizado.”
Trecho do livro “Dez Anos no Mar”, de Heloisa Schurmann
Pierre, David e Wilhelm, respectivamente com 15, 10 e 7 anos de idade na partida, cresceriam no mar, estudando por correspondência, e começariam a trilhar seus próprios caminhos durante a expedição: nos Estados Unidos, Pierre desembarcou para estudar Administração de Empresas e se tornar empresário, enquanto David se formou Diretor de Cinema na Nova Zelândia, onde dirigiu seus primeiros trabalhos, e Wilhelm, acompanhando seus pais durante toda a viagem, iniciou sua trajetória como um dos maiores nomes do windsurfe mundial.
Ao retornar ao Brasil, em 28 de maio de 1994, os Schurmann se tornaram a primeira família brasileira a completar uma volta ao mundo de veleiro. Mas é claro que isso seria apenas um começo, e logo a família partiria em uma nova aventura pelos mares.
Distância percorrida:
Países e territórios visitados:
cerca de 120.000 km