BLOG

20/04/2015

Batalha Naval no Chile – parte 1

Estamos navegando pelos canais patagônicos chilenos, são milhares de enseadas e abrigos no meio de altas montanhas. A navegação nesta região a maior parte do tempo é feita a motor. A rota acompanha o campo de gelo sul, uma cadeia de montanhas de centenas de quilômetros de extensão que contrastam com a cor preta das rochas e no topo um manto branco de neve, uma visão impressionante.

Nesse lugar tão inóspito, mesmo com aumento no tráfego de navios e de barcos de pesca, aqui, foram vários dias de navegação e divisamos não mais de 10 embarcações. A presença do homem não é mínima.

Aqui, aconteceram histórias incríveis com os nativos que habitavam essa longínqua parte do mundo e se passaram acontecimentos que marcaram época. O acontecimento de maior registro naval nas costas do Chile foi a derrota naval que os ingleses sofreram pela primeira vez na história durante a Primeira Guerra Mundial pelos alemães.

Os ingleses, sob o comando do almirante Cradock, rumavam ao norte à procura da esquadra alemã que tinha atacado Taiti e outras ilhas francesas do Pacifico. Ao mesmo tempo, o esquadrão alemão do almirante Von Spee rumava para o sul eles se encontraram no meio do mar perto da costa chilena na latitude 36⁰30’S.

Quando os ingleses descobriram que era a frota alemã, deram meia volta e foram atrás. O esquadrão alemão estava constituído pelos cruzadores de batalha Scharnhorst e Gneisenau e pelos cruzadores ligeiros Leipzin, Dresden e Nümberg.

Os alemães percebendo a manobra dos ingleses, tentaram impedir a aproximação rápida dos mesmos. Navegavam perto da costa com Sol contra que impedia ver os ingleses. O Almirante inglês precisava retardar a batalha, queria aproveita o momento para causar algumas avarias aos navios alemães e assim obrigasse a ter que aportar em um porto chileno, que estava neutro na guerra. Se isso acontecesse os navios alemães teriam que permanecer no porto por um período e os ingleses esperariam a chegada do Canopus, um couraçado com sua poderosa artilharia, colocando os alemães em cheque.

Ainda não acabou! Responda a pergunta e volte amanhã para ver mais uma parte do relato do nosso capitão.

Foto: Wikipedia