Quando saímos para navegar pelo mundo ficamos surpresos de encontrar festa de Carnaval em Aruba. Nos divertimos muito na festa que é comemorada durante uma mês inteiro e tem desfiles de escolas, festas de rua e muita diversão.
A história do Carnaval nasceu na Idade Média, na Europa quando foi instituído o jejum da Quaresma. Do latim levare (retirar) e carne, o “Carnevale” marcava o fim dos prazeres e festas. Por isso nos três dias anteriores à Quaresma, período de abstinência em que só era permitido comer peixe as pessoas festavam, bebiam e comiam sem limite.
A invenção do carnaval como o conhecemos hoje, com bailes e desfiles de fantasiados, aconteceu em Paris do séc XIX, quando virou uma festa da burguesia que faziam bailes a fantasia. Foi esse modelo de carnaval que mais tarde seria adotado no Brasil quando a burguesia do Rio de Janeiro procurou um modelo sofisticado de carnaval, que na época era o de Paris, com bailes e desfiles de carruagens.
Foi então introduzido um uma mistura que não é nem só da elite mas aos pouco foi se tornando popular com o surgimento de bailes de rua, blocos, clubes, cordões e ranchos, que tornaram o carnaval carioca, que influencia o carnaval do Brasil todo, diferente de qualquer outro país.
Curiosidades do Carnaval pelo mundo
Vários países comemoram o Carnaval alguns em diferentes datas mas todos com a mesma intenção de se divertir e dançar. Suíça, Equador, Nice, Eslovenia, Haiti entre outros
- O maior carnaval de inverno do mundo esta em Quebec, Canadá e dura três semanas. Durante a festa ocorrem concertos musicais, esculturas de neve, paradas noturnas e atividades esportivas, competição de canoas e pesca no gelo. Com 10 graus negativos o carnaval do Canadá atrai milhares de pessoas do mundo.
- O Carnaval de Veneza pode ser considerado o mais elegante e famoso de toda a Europa. Atrai milhares de pessoas de todo o mundo que se encantam com suas misteriosas mascaras, festas, bailes, desfiles, espetáculos, concursos, exposições,alegria, musica medieval, roupas luxuosas, desfile de fantasias nas gondolas pelo Grand Canal, a festa dura duas semanas!
- Nos Estados Unidos a mais tradicional comemoração é New Orleans, o Mardi Gras, onde desfilam pelas ruas mais de 50 blocos e carros alegóricos. A festa de rua é no feriado da terça-feira gorda. As tradicionais bandas e carros alegóricos desfilam nas ruas da cidade acompanhada de foliões fantasiados usando colares de continha e máscaras.
- Na Alemanha, no primeiro dia de Carnaval, quem manda são as mulheres! É a chamada quinta-feira das Mulheres (Weiberfastnacht), dia que elas saem pelas ruas cortando gravatas dos homens. Esta é uma tradição que vem desde 1824, quando um grupo de lavadeiras da região de Bonn-Beuel resolveu, numa quinta-feira antes do Carnaval, se divertir da mesma forma como faziam os seus maridos, que as deixavam em casa, lavando a roupa e fazendo o trabalho duro, enquanto eles se divertiam na cidade.
- No Japão tem o Carnival Samba Asakusa que é sempre no último sábado de agosto no bairro de Asakusa em Tóquio. É o maior carnaval fora do Brasil, criado pelos brasileiros residentes lá e participam cerca de 20 escolas de samba e mais de 5000 sambistas e passistas desfilam pelas ruas de Tóquio. Cerca de 500 mil pessoas se aglomeram no local para assistir o evento. São pessoas de todas as etnias que se deslocam de diversas partes do Japão para assistir o maior movimento carnavalesco no Japão, que conta também com a participação de alguns sambistas do Rio de Janeiro, que vão até o Japão, participar e prestigiar o evento.