Desde que começamos a navegar, aprendemos a economizar água em todas as tarefas a bordo: ao escovar os dentes, lavar a louça, a roupa e até na hora do banho. Na Expedição Oriente seguimos com nossas práticas de higiene, sempre tomando o maior cuidado para evitar o desperdício.
O ritual do banho econômico é assim: liga a água, se molha, desliga, ensaboa, liga a água novamente, enxágua e desliga. O bacana é usar no máximo 2 litros por pessoa.
Na primeira volta ao mundo para economizar água potável durante as travessias usávamos a água do mar e recolhíamos água da chuva para tomar banho e lavar a louça. O segredo de banho de água do mar é usar shampoo ou sabonete de bebê e para não ficar salgado depois do banho tem que se secar bem com uma toalha.
Nessa nova expedição temos 2500 litros de água e também um dessalinizador – um equipamento que transforma água salgada em doce – com capacidade de produzir até 300 litros de água por hora.
Uma vez por mês, colocamos todos os talheres e utensílios em uma bacia ou container grande e deixamos de molho com um pouco de água sanitária. Aproveitamos que os armários estão vazios para limpar cada um deles com água e vinagre para evitar mofo. Aliás todos armários do barco, mesmo de roupa são limpos com vinagre e água, ou álcool.
Pensar na sustentabilidade é indispensável. Mesmo tendo uma imensidão de água ao nosso redor, temos a consciência de que a água é um bem precioso que deve ser preservado. Seja para escovar os dentes, lavar a louça ou tomar banho, use apenas o necessário