BLOG

14/10/2014

O Farol de Punta del Este

Eu tinha 10 anos quando passamos férias em Santa Catarina e fomos conhecer o cabo de Santa Marta. Foi a primeira vez que eu vi um farol bem pertinho e fiquei fascinada por esse guardião do mar.

Cada farol é único, e tão diferente como nós somos um do outro. Ao mesmo tempo, todos os faróis têm o mesmo objetivo de propagar sua luz através das ondas escuras e agitadas de águas tempestuosas para indicar ao barco ou navio o caminho para alcançar um porto seguro.

Depois de navegar em muitos oceanos e de conhecer vários faróis, eles se tornaram uma espécie de símbolo de minha vida. Além de nos proteger e guiar no mar, essa torre sólida em terra me faz lembrar de ser firme e corajosa para enfrentar as marés das mudanças, paciente com os efeitos da erosão do tempo e forte para vencer as forças imprevisíveis das tempestades da vida.

Em cada lugar que exploro em nossas expedições ou viagens, procuro esses guardiões do mar para conhecê-los e aprender um pouco sobre sua história.

Em Punta de Leste, explorando a cidade, subi pela rua do El Faro e no final da tarde, feliz de estar aqui, me senti no topo do mundo, literalmente! E vejam que maravilhoso esse pôr-do-sol!

O farol foi construído em 17 de novembro de 1860, por Tomas Libarena. Seu objetivo é orientar as embarcações no Oceano Atlântico e no Rio de la Plata. O material utilizado para a construção foi uma mistura de terra de origem vulcânica de Roma, que é mais dura do que o cimento. Isto faz que o farol continue perfeitamente preservado até hoje! Ele tem 45 metros de altitude e o sistema de iluminação é da França. A subida pelo interior de farol tem 150 degraus.