Nossa “bíblia” durante a navegada pelo extremo sul da América será o livro “Patagonia & Tierra Del Fuego”, dos italianos Giorgio Ardrizzi e Mariolina Rolfo, um caprichado guia náutico com cartas, mapas de ancorarem, fotos e relatos de uma das regiões mais belas e inóspitas do mundo.
Nesta semana, vivemos outro momento único, daqueles que só os portos podem proporcionar. Estávamos ancorados em Piriápolis quando avistamos a chegada do veleiro “Saudade III”. O nome nos chamou atenção e, horas mais tarde, descobrimos que seu dono era Giorgio, o mesmo do livro.
Capitão não perdeu tempo e foi se apresentar. Grande fã do Brasil, o autor já conhecia nossa história. Convidamos ele e sua mulher para um jantar.
Em 1995, Giorgio partiu com sua então companheira, Mariolina Rolfo, para uma viagem de 3 meses pela Terra do Fogo. Os dois ficaram tão encantados pelos lugares mágicos “aonde o oceano e montanha se misturam como uma sinfonia perfeita” que os 3 meses viraram anos e diversas viagens de muito estudo e exploração.
Na época não havia nenhum guia detalhado e pouquíssima informação dos locais para navegantes. Decidiram então a coletar toda informação que encontravam pelo caminho e, 9 anos depois, lançaram um guia náutico com todo o conhecimento e paixão pelas terras e mares “aonde ainda existe silencio e a solidão para aqueles que procuram e aonde os animais ainda não são assuntados pelo homem”.
O simpático e generoso Giorgio compartilhou conosco ótimas informações. Lugares interessante para visitarmos, trechos de difícil navegação e melhores locais para abastecer. Fez também um importante alerta, que ainda desconhecíamos: “Cuidado com a Foca Leopardo, pois adora abocanhar um bote inflável desprevenido!”
Foram horas e horas trocando experiências e conversando sobre os prazeres e desafios da vida no mar. Ao final da noite, nosso novo amigo italiano ainda fez uma doce dedicatória para nós.