BLOG

07/10/2016

Diário do Capitão: Destino, Hong Kong (Parte 4)

São 800 milhas na travessia de Shanghai a Hong Kong e novamente foi de uma atenção constante, com navios de carga e centenas de barcos de pesca.

Em determinado ponto, um barco pesqueiro estava tirando a rede e tive que alterar o rumo. Mesmo assim, o mestre que não deveria estar no comando o barco, veio em nossa direção e tive alterar o rumo bruscamente para não colidir.

Também nesta travessia teve muita neblina em que não se enxergava nada na frente. Nesta situação, além do AIS, ficamos colados no radar.

Passou às 4h07 da manhã, a 0,77 milhas, o navio CMA-CGM – ALASKA com 366 metros de comprimento por 48, de boca a uma velocidade de 12,8 nós. Logo em seguida passou outro, às 4h19, o navio Planton com 196 metros por 32 de boca a 1 milha a velocidade de 13,4 nós.

Para se ter uma referência do tamanho do navio, um campo de futebol tem 98 metros de comprimento, portanto o navio tem quase 4 vezes a dimensão de um campo.

Nesta travessia, fomos quase toda a motor, pouco vento de 4 a 5 nós e corrente contar de 1,5 a 2 nós. Não teve jeito, ainda bem que o veleiro Kat tem dois motores Volvo Penta de 150 hp cada e são muito econômicos. Quando estamos à vela o piloto automático é acionado pela bomba hidráulica do motor na lenta, 700 RPM, o consumo de diesel é de 0,80 litros por hora. Ele é mais econômico em relação ao gerador que consome 4 litros por hora. Em uma rotação de 1500 RPM a uma velocidade de 6 a 7 nós o consumo é de 7 litros por hora cada motor.
Chegamos em Hong Kong e fomos direto para o Royal Hong Kong Yacht Club que já tinha reservado uma vaga para nós no píer flutuante. Na baia tem centenas de lanchas e veleiros aportando.

No total de Shanghai a Hong Kong foram 890 milhas em 137 horas – 5 dias e 17 horas.