BLOG

21/10/2016

Diário do Capitão: O paraíso do surf

O veleiro Kat está ancorado em uma enseada na Ilha Masokut, em Mentawai, na Indonésia, na frente do resort Ulau Manua, do casal de amigos Alexandre Ribas e Luana Panek.

Eles haviam enviado um e-mail em fevereiro nos convidando a conhecer o mágico lugar que eles vivem. Enviaram as coordenadas com um mapa do Google Maps.

Quando estávamos chegando, fizemos um contato via WhatsApp. Ele iria nos esperar com seu barco para nos orientar na entrada da enseada. Porém, duas horas antes de chegar, entrou um forte vento com chuva. Estávamos decididos a mudar o rumo e ancorar em um lugar mais ao norte umas seis milhas que abriga do vento nordeste. No entanto, depois da chuva, o mar acalmou e no final da tarde fomos entrando devagar na enseada no meio de duas barreiras de corais com Alexandre nos orientando para colocar âncora no lugar certo.

De cara houve uma sinergia especial com esse incrível e amável casal. Esse lugar é o paraíso do surf com muitas ondas perfeitas. Dizem que é um dos melhores do mundo.

Neste conjunto de ilhas, durante os meses de março a outubro, inúmeros recifes de coral recebem constantes ondulações, que se formam no sul do continente Africano. Essas ondulações viajam milhares de quilômetros e vão se alinhando e se acertando. Ao se encontrarem com as bancadas formam ondas perfeitas.

Tubulares, suaves, rápidas, ou simplesmente divertidas, mostrando suas formas dependendo da variação de profundidade e ângulo dos corais. Resumindo: ondas de todos os tipos mas sempre perfeitas.

E foi lá que Alexandre Ribas decidiu viver e morar, um pequeno paraíso esquecido no tempo onde construiu o Ulau Manua Resort.