BLOG

21/02/2016

Encontro com primeiro o veleiro a atravessar o oceano

Infelizmente, chegamos a Cairns dois dias depois que o britânico John Beeden, residente no Canadá de 53 anos de idade, fez uma das maiores façanhas no Oceano Pacífico.

Ele foi o primeiro a realizar a travessia sem parar, de São Francisco, Estados Unidos até Cairns, Austrália, em um minúsculo barco a remo.

Ele partiu em junho de 2015, remando 13.700 km e fazendo uma média de 15 horas por dia, fazendo a distância em 209 dias.

Em entrevista ao jornal de Cairns, ele disse que pensou que não iria conseguir realizar seu sonho quando pegou uma forte tempestade que atrasou a sua chegada. Também estava se formando um ciclone na área em que ele estava navegando. Por sorte, a rota do ciclone se desviou do caminho dele. Foi a sorte, ele disse que ficou muito assustado porque seria o fim da sua maratona.

Sua embarcação foi construída em fibra de carbono e o mesmo com os remos.
Em um pequeno espaço, foi instalado um aparato tecnológico impressionante. Ele mantinha contato frequente via satélite e recebia diariamente a previsão do tempo e a melhor rota para aproveitar o máximo das corrente marítimas.

Essa façanha quase foi alcançada por Peter Bird em 1983. Ele também saiu da Califórnia, mas foi resgatado nas grandes barreiras de corais pela marinha Australiana, depois de remar 294 dias no oceano Pacifico.