Trinta anos depois de sairmos em nossa primeira expedição, relembramos com muito carinho momentos que nos marcaram de alguma forma e que, além da lembrança, tornaram nossa vida a bordo muito mais eficiente, organizada e tranquila.
Abaixo, você poderá ler um trecho do livro Navegando com o Sucesso, escrito pelo Capitão Vilfredo Schurmann. Nele, Vilfredo nos traz lições de liderança, trabalho em equipe e capacidade de superar desafios. Veja só como cada tripulante tem uma função indispensável e vital para uma convivência boa e saudável a bordo:
“Nossa filha Kat participava de atividades como tripulante desde os 5 anos. A função dela, aparentemente sem importância, era a de “guardiã dos ovos”.
Nas longas travessias, comprávamos 12 dúzias de ovos. Ela tinha que marcar a data de validade, cobrir de vaselina cada um dos 144 ovos e colocá-los de volta nas caixas. Duas vezes por semana, ela virava as caixas para que a gema não ficasse depositada no fundo. Com esse procedimento, os ovos duravam até três meses. Uma função que exigia apenas paciência, mas de muita importância para toda a tripulação. E a pequena tripulante se sentia valorizada e feliz, sabendo que confiávamos em seu trabalho.”