BLOG

26/09/2014

Navegada de Porto Belo a Imbituba

Saímos de Porto Belo dia 23 de setembro, às 10h30.

Nosso rumo: Piriápolis, Uruguai. O vento fraco de 3 nós rumo à ponta norte da Ilha de SC. O tempo estava bom, velocidade do veleiro Kat de 6,7 nós no motor com as velas grande e mezena*.

Às 14h horas o vento entrou de nordeste (NE) com 15 nós, o veleiro Kat
navegava com ângulo de 1200 com vento soprando de popa. O rumo foi alterado para melhor aproveitamento do vento e seguimos para alto-mar.

No través do sul da Ilha de Santa Catarina, o vento aumentou para 35 nós e o veleiro aumentou a velocidade para 12,4 nós.

Navegamos para o sul sem alterar o rumo até 17h30. O vento aumentou com rajadas de 48 nós e as ondas tinham 4 metros. Diminuímos a área vélica. Baixamos a vela mestra, enrolamos a genoa* maior e ficamos
somente com uma vela pequena (trinqueta) na proa e a vela mezena do mastro de trás.

Passadas umas duas horas depois da mudança das velas, tivemos um grande desafio. O sistema hidráulico do leme ficou sem pressão, consequentemente sem leme. Devido às ondas e o vento não foi possível manobrar com os dois motores.

A minha decisão foi entrar no Porto de Imbituba para realizar os reparos. Trabalhamos por 1 hora para montar um sistema de polias para mover o leme de um lado para outro, utilizando as catracas para fazer esse movimento.

Entramos no porto por volta de meia noite e meia com restrição de manobra, em meio a diversos barcos de pesca que estavam se abrigando do mar agitado.

Mezena: vela que se encontra no mastro com o mesmo nome, é a vela de maior dimensão do mastro de ré.
Genoa: vela situada à proa, em frente ao mastro vertical mais à frente.