Uma das coisas que nos chocou aqui no Vietnã foi a quantidade de crianças que perdem a vida por afogamento: trinta e duas crianças se afogam todos os dias no Vietnã, o que significa que mais de 11.000 crianças perdem suas vidas a cada ano. Somado a isso, milhares de crianças são deixadas com lesões ao longo da vida e deficiência na sequência de incidentes de afogamento não fatais.
Existe um Projeto de Segurança australiano que funciona desde 2012 no país que acredita que grande parte desta perda de vidas é evitável por meio da educação a segurança da água e equipamento adequados. Esta é a chave para fazer um impacto sobre esta tragédia que está afetando tantas famílias e comunidades em todo o Vietnã.
O Projeto sem fins lucrativos é feito por voluntários que trabalham com o Governo Provincial do Vietnã, que solicitou assistência contínua com a enorme tarefa de garantir às crianças habilidades de segurança de água essenciais e educação. Sao feitas clínicas de natação e segurança da água para crianças e jovens carentes, deficientes e órfãos.
O maior esforço está na região ao longo do rio Mekong, que é a fonte de vida para mais de um milhão e meio de pessoas. Ironicamente, o rio é também um perigo para crianças e adultos que vivem e trabalham ao longo das margens do Mekong. As crianças não sabem nadar, e a educação sobre a segurança da água é muito limitada. As crianças precisam atravessar pontes improvisadas (consistindo de um tronco de árvore sobre a água) para frequentar a escola. Infelizmente, o afogamento é uma ocorrência comum nessas situações.
Vimos o lindo trabalho deles nas praias de Nha Trang, inclusive ensinando técnicas salva-vidas para crianças e jovens, confira no Vlog do Emmanuel: