BLOG

23/07/2015

Quando cultura e sustentabilidade se encontram

O projeto Expedição Oriente tem como foco a sustentabilidade. Quanto da última expedição, há 17 anos, a ilha tinha 2.500 pessoas, hoje está por volta de 8 a 10 mil pessoas, além de 80 mil turistas todos os anos.

Um problema sério que a ilha está enfrentando é o lixo. Eles possuem um compactadora para o lixo inorgânico (plástico, papel, latas). No entanto, o lixo orgânico não é aproveitado podendo ser feito através de compostagem.

Visitamos a escola Toki de música Rapa Nui que está sendo construída com materiais recicláveis. Henrique Icka engenheiro especializado em materiais recicláveis nos recebeu e deu todas as informações desta construção. Um projeto super interessante. Eles recebem voluntários de varias partes do mundo para ajudar na construção. Eles oferecem o local para acampamento. Se tiver alguém interessado em participar desse projeto é só entrar na página dele: www.tokirapanui.org

Também estivemos com Mahani Teave, uma das idealizadoras e diretoras da Toki. Ela se tornou uma pianista internacional participando de vários consertos no Chile e exterior. Ela e Henrique estão trabalhando forte e são entusiasmados pelo projeto que tem como objetivo principal, perpetuar a cultura Rapa Nui através da musica, como fizeram seus descendentes.

Nossos amigos Victor Ika e Rozimeire que tem o melhor show de danças Rapa Nui (www.teraai.cl) nos receberam no primeiro dia em que chegamos à ilha como se fossemos irmãos. Eles também trabalham para que a cultura Rapa Nui seja preservada.