BLOG

aysso_coresdobrasil

07/09/2015

Somos brasileiros!

Esta é a senha que abre portas, provoca sorrisos, atrai abraços.

Desde 1984, quando iniciamos nossa vida de navegadores pelo mundo afora, notamos que as manifestações de carinho e a hospitalidade que recebemos são muito maiores do que recebem barcos de outras nacionalidades ancorados perto de nós. As tripulações ficam até com ciúmes:
“Estamos ancorados aqui há um mês e ninguém veio nos trazer cestos de frutas e lagostas para nós!”, eles reclamam.
Em resposta, apontamos para o alto do mastro do nosso barco, onde a bandeira brasileira tem seu lugar de honra.

E, em cada ancoragem, saímos para nossas explorações com nossas camisas com a bandeira verde-amarela. E lá vêm os abraços, as saudações de boas-vindas, a bola de futebol.

Assim tem sido nestes 31 anos. O nosso orgulho só aumenta. E quando encontramos outros brasileiros, nos locais mais inesperados, é como encontrar amigos de infância. Beijos, alegria, amizades que são feitas instantaneamente.

Com o tempo, aprendemos a identificar um brasileiro em qualquer lugar do mundo, como uma espécie de radar de gente conterrânea. Ser brasileiro no exterior é muito mais do que um estado de espírito. É fazer parte de uma tribo que quando se encontra transforma qualquer calmo e neutro território estrangeiro em uma alegre terra brasilis.

Lembro-me de um homem carrancudo, no Chile. Pedimos uma informação e ele respondeu em inglês. Quando usamos a senha – Somos brasileiros – seu rosto iluminou-se e um sorrisão feliz mostrou todos seus cinco dentes: “Ah…brasileños são muito bem-vindos!”

Somos brasileiros!

Quantas portas se abriram, quantos amigos fizemos, quantas demonstrações de generosidade recebemos por sermos da terra do verde-amarelo. Somos 204 milhões de almas que só pensam em guerra se ela acontecer dentro de um gramado de 110m x 75m, com 11 soldados convocados para derrotar outros países. Ou quando a única arma a ser usada é uma prancha de surfe ou uma raquete de tênis.

Ainda na semana passada, assistimos nossos heróis das ondas, aqui no Taiti, fazendo sucesso, sendo brasileiros.

Neste 7 de setembro, vamos comemorar este país de proporções continentais que fala uma só língua, sem dialetos, uma nação com diferentes etnias mas com uma só nacionalidade. Um povo que é respeitado, admirado e bem-recebido em qualquer cantinho deste imenso mundo.

Somos brasileiros!