BLOG

diario de bordo-pt1

10/06/2014

Volta ao mundo com futebol – Parte 1

Nesses 30 anos que navegamos pelo mundo vimos que o Brasil é muito lembrado pelo futebol em todos os lugares até mesmo nas remotas e paradisíacas ilhas dos oceanos Pacífico e Índico.

Eu sempre gostei muito de futebol. Muita gente pensa que navegar sempre foi meu esporte mas comecei a velejar somente aos 25 anos. Cresci jogando futebol, fui do time aspirante no Clube Palmeiras de Blumenau, mas não cheguei a profissional porque tinha que estudar e trabalhar. Mudei-me para Florianópolis quando entrei para a faculdade de economia e continuei jogando pela faculdade nos campeonatos universitários.

Em 1984, aos 35 anos, mesmo com nossa primeira viagem de volta ao mundo continuei jogando futebol com meus filhos e os filhos de pescadores nos lugares em que atracávamos no Brasil, formávamos um time e não perdíamos uma pelada. E assim, com a bola no pé, meus filhos e eu descobrimos um novo mundo fora do Brasil. Fazíamos amigos, falávamos de futebol, trocávamos fotos de jogadores, pôsteres da seleção e camisetas número 10 por peixe, bananas e cocos, fazíamos até sessões de vídeo com partidas de futebol do Brasil.

Texto: Vilfredo Schurmann