BLOG

K09

04/05/2015

A vida cheia de aventuras de Kat Schurmann

O Game da Expedição Oriente tem nos proporcionado diversas oportunidades de conversar com pessoas que adoram aventuras. Crianças também revelam seu anseio de conhecer o mundo e fazer a diferença. Uma das mensagens que recebemos pediu mais detalhes sobre a ocasião em que nos deparamos com piratas. Lembrei-me desse relato que ela escreveu:

“Vou lhe contar um pouco sobre minha vida.
Eu tenho onze anos agora e estou na terceira serie. Quando cheguei da viagem em 2000 depois de passar dois anos e meio vivendo a bordo do nosso barco Aysso, eu não sabia ler nem escrever em Português. Somente lia e escrevia em Inglês. Por isso tive que recomeçar a escola aos 8 anos, no primeiro ano primário, para aprender a ler e escrever em português. Eu estudei por uma escola de correspondência americana que funcionava assim:

Eu recebia todos os livros e o material escolar e minha mãe me dava aulas todos os dias. Todos os meses eu tinha que enviar 20 lições com redações e trabalhos. Era muito legal, pois eu nem precisava sair para ir no colégio. Minha matéria favorita: matemática. Hoje moro numa casa e vou a pé para o colégio, que fica pertinho de minha casa.

Minha cabine no barco era bem pequena: uma cama, prateleiras de livros, uma armário e uma TV/vídeo. Muitas das minhas lições eu tinha que assistir em vídeos ou no CD no computador. Podia também perguntar a minha professora do colégio via internet se eu tivesse alguma dúvida. Eu podia até telefonar para ela.
Bem, viver a bordo foi bem legal mesmo. Eu não tive medo do mar, pois se meus pais me levaram com eles, não podia ser tão perigoso assim. Havia cada tempestade feroz, com ondas enormes e muitos dias de mar ruim, mas ainda assim eu não tive não tive medo.

Tive medo quando os piratas vieram atras de nós e quando deram tiros. EU FIQUEI BEM QUIETINHA NO MEU CANTINHO.

Eu vivi muitas aventuras. Eu nadei com os golfinhos, até dei um beijo numa golfinha, subi num vulcão, desci rios em caiaques, andei na neve no meio de uma geleira, mergulhei e vi os tubarões bem pertinho, andei num submarino vendo o fundo do mar, conheci mil e uma culturas participando de festas e tradições diferentes. Tive que me vestir com roupas engraçadas e divertidas. O que eu mais gostei de fazer foi um safári na África, onde vi todos os animais selvagens bem pertinho de mim. Deu até medo. Fiz amigos por todo o mundo!

Fui em países de religião muçulmana, hindu, budista e aprendi a respeitar cada uma dessas religiões. Também aprendi a comer cada comida esquisita! No Chile, comi todo tipo de fruto do mar, e nos países que visitei comia nas casa das pessoas e não podia escolher. As comidas da Indonésia são bem apimentadas, argh, e eu não gostei muito. Então eu comia só o arroz e uma verdura sem pimenta. Assim eu aprendi a comer de tudo, mas o que eu mais gosto de comer é peixe cru – sashimi. Também gosto de pizza, macarrão, arroz, carne moída, pastel e coisas gostosas. Não como doce nem balas. Também não assisto televisão. Somente assisto vídeos, e tenho uma coleção enorme em inglês, espanhol e português pois todo mundo me dá vídeo de presente.

Acho que o mais legal de toda a viagem foi que eu fiquei com minha mãe, meu pai e meu irmão o tempo todo.

Desde 2000 quando voltamos para o Brasil, moro numa ilha, Ilhabela em São Paulo. Aqui é muito tranquilo e nos mudamos do barco para uma casa. A casa fica a dois minutos a pé do colégio. Meu colégio se chama Colégio São João. É muito legal, e na minha sala tenho 20 colegas. Eu estudo a tarde das 13h30 até às 17h45.

Eu sou muito boa aluna e adoro ir ao colégio pois tenho muitas amigas. De manhã eu tenho aulas de natação todos os dias, e quando não tenho muito dever ou trabalho, adoro brincar de bonecas. Antes eu brincava de Barbie, mas hoje brinco de Polly. Também gosto de brincar de carrinho de controle remoto que meu pai me deu. Fazemos cada corrida maluca! Meu irmãos também brincam muito comigo. Nos fins de semana e nas férias vamos velejar. Brinco de aventureira e cada lugar que vou faço exploração com meus pais. Agora estou ajudando minha mãe escrever um livro de histórias para crianças. Vai ser bem legal!

Gosto muito da minha vida na terra, mas o que eu gosto mesmo é de viver no barco, com minha família, meus amigos os pássaros e os golfinhos.
Eu falo que quero ser “dona do mundo”, porque eu queria ser uma pessoa que cuida do mundo.”