BLOG

13/02/2015

Aventuras com bebês e criancas!

Quando saímos em nossa primeira volta ao mundo, em 1984, muita gente nos perguntava como tínhamos coragem de levar nossos filhos pequenos. Como seria a escola, se a viagem seria segura, como fariam amigos, e por aí vai. Não é fácil, mas hoje, 30 anos depois, sabemos que é bem possível. E encontramos pelo mundo várias famílias que se aventuram com crianças, e mesmo bebês.

Em Puerto Deseado, encontramos Marcão, Cris e o pequeno Caetano, de 2 anos, que deixaram a vida em São Paulo para se aventurar pelas estradas da América em um motor home com um espaço habitável ou de “casa”de 10 m2. Ganharam o apelido de “Schurmann’s” da Estrada.

Ushuaia que é a cidade mais austral do mundo e é um ponto de encontro de aventureiros e viajantes que chegam de todas as partes do mundo, pelos meios de transportes mais variados: carro, moto, bicicleta, motor home, barco, e mesmo aventureiros que chegam a pé!

Nos últimos dias conhecemos mais duas famílias que compartilham conosco o gosto por expedições, explorações e que acreditam que a melhor educação para os filhos não está dentro de quatro paredes.

Em 2000, Marcos Malafaia deixou seu emprego na Rede Globo para viver uma vida diferente. Pelo projeto Imagens da América, percorreu boa parte da continente, “experimentando aventuras, culturas, sabores e histórias”. Quase uma década e meia depois, ele volta para a segunda edição do projeto acompanhado da mulher Natale e dos filhos Júlia (9 anos) e Pedro (1 ano). Devem rodar aproximadamente mais de 90 mil quilômetros por todo o continente durante 15 meses. Do Rio de Janeiro até a Terra do Fogo, de Ushuaia até o Alaska!

Brincamos com Natale que ela é uma verdadeira heroína, pois viajar tanto tempo com uma criança de colo não é fácil. Esse experiência não tivemos, pois Wilhelm tinha 7 anos em nossa primeira volta ao mundo e Kat tinha 5 na nossa segunda viagem. Mas as crianças são as que se adaptam mais rápido. A filha de Malafaia, Júlia, que a principio mostrou alguma resistência com a ideia, já embarcou na aventura e conta sua visão dessa aventura no site da família!

Outro casal que tivemos o prazer de conhecer foram os argentinos Mai e Lautaro, amantes de bicicleta, que decidiram embarcar em uma aventura pela Patagonia. Partiram de Buenos Aires para a Calafate de avião e depois visitaram diversas cidades de bicicleta. Um roteiro normal, se não fosse por Homero, o filhinho de apenas 10 meses de idade. Foram 5 semanas de aventura e mais de 1500km percorridos com o bebê na garupa.

O roteiro foi pedalar de Calafate, passando por Puerto Natales, Punta Arenas e Rio Grande até chegar a Ushuaia. Na maior parte do trajeto o bebê Homero aproveitava o vento e o balanço de seu carrinho para dormir. Mai brinca que o maior desafio era quando chegavam em algum lugar esgotados de tanto pedalar, montavam sua barraca e não podiam dormir pois “Homero ele estava cheio de energia para brincar”. Em relação ao perigo, os dois foram ganhando confiança aos poucos, a cada quilômetro rodado.

Meu lema sempre foi: não deixe de se aventurar por que tem filhos pequenos. Criança adora e se adapta bem a qualquer aventura!

PS: E você, quando vai levar seus filhos?