BLOG

23/12/2014

É Natal!

Natal! Essa data que tem marcado nossas vidas desde que iniciamos nosso sonho de viver no mar! Fizemos uma retrospectiva para lembrar de alguns Natais que marcaram nossa história.

1974: Como começam os sonhos? O nosso nasceu nesse Natal, quando Vilfredo e eu visitamos Saint Thomas, no Caribe, e velejamos pela primeira vez em um barco a vela. Ali nos apaixonamos pela arte de velejar e iniciamos nosso sonho de que um dia iríamos navegar pelo mundo.

1981: Nesse Natal compramos um GRANDE presente: o veleiro Guapo. O barco que partimos para a nossa viagem de nosso sonho ao redor do mundo.

1982: Quantas saudades ao lembrar de nosso primeiro Natal no mar, a bordo de nosso veleiro Sagui numa enseada em Angra dos Reis. Um acontecimento inesquecível, pois estávamos somente nos cinco, longe de nossos familiares, mas felizes ao redor de uma minúscula arvore de Natal.

1983: Jamais vou me esquecer do Natal de 1983 – o ano de revelação! “Heloisa, eu e os meninos gostaríamos de fazer um anúncio para toda a família aqui reunida”, anunciou Vilfredo. “Em abril de 1984, Heloísa, eu e os meninos vamos realizar nosso sonho. Vamos partir para uma viagem de dois anos pelo mundo em nosso veleiro…”

1984: Em Recife, foi nosso primeiro Natal da viagem, depois de navegarmos um ano na costa do Brasil e estávamos nos preparando para deixar nosso país.

1987: Na ilha de Antigua, Caribe, Pierre nos surpreendeu com a notícia que estaria desembarcando para ir fazer universidade nos Estados Unidos.

1988: Um Natal com toda a família em Bonaire, pois Pierre veio dos Estados Unidos para se reunir conosco. Meus pais, Eddie e Elly, vieram do Brasil e comemoramos em Bonaire.

1989: Nesse Natal anunciamos aos nossos filhos que iríamos cruzar o canal do Panamá e ir para o Pacífico.

1991: Com mais de sessenta veleiros ancorados em Opua, foi quando conhecemos Robert e Jeanne (que estava gravida de Kat).

1994: Comemoramos a realização de nosso sonho: nosso regresso depois de 10 anos no mar com uma grande reunião de família e amigos! Foi maravilhoso rever todo mundo!

1995: Poucos dias antes do Natal, ganhamos um emocionante presente nossas vidas: ficou pronto o documento de adoção de Kat, que era já filha de coração. Assim se tornou oficialmente nossa pequena marinheira.

1997: Depois de nossa partida do Brasil, chegamos a Mar del Plata para passar o Natal. Com David e Kat a bordo, ficamos felizes quando Pierre e Wilhelm chegaram. Fazia exatamente dez anos desde que não passávamos um natal juntos. O último havia sido em 1988, em Bonaire, no Caribe.

1998: Acredito que foi o pior Natal a bordo. Um ciclone ao sul de nossa rota nos trouxe ondas a o vento fortes e passamos três dias na tempestades. Sem condições de nem ficar em pé no barco, coloquei um ponto de interrogação no calendário, tentando esquecer que aquela data era tão especial para mim. Mas Papai Noel não me decepcionou. E no terceiro dia o mar acalmou e comemoramos o Natal no dia 27, ancorados na ilha de Kiribati, no Pacifico!

1999: Um Natal nas Canarias trouxe Pierre e Wilhelm do Brasil para comemorarmos essa data e a reunião da família e a festa se estendeu para a virada do ano de 2000.

2004: Depois de um ano navegando pela costa do Brasil na costa do Brasil, foi a data em que anunciamos nossa nova viagem ao redor do mundo.

2014: Passaremos o primeiro Natal da Expedição Oriente em Puerto Deseado sob os ventos e a incrível paisagem da Patagônia Argentina! Será também o primeiro a bordo do veleiro Kat!