BLOG

29/10/2015

Roupa de tempo: nosso uniforme

Quando o vento entra forte trazendo uma chuva de aguaceiro, ou se as ondas enormes insistem em nos dar um banho, tentando entrar pela gola ou pelas mangas do casaco dando um banho, ninguém merece ficar molhado e morrendo de frio.

Por isso, a vestimenta mais importante que temos para enfrentar essas condições difíceis e nos mantermos sequinhos é a roupa de tempo. Você já ouviu falar nela?

Em condições extremas, como na Antártica ou na Patagônia, nós usamos três camadas de roupa: uma primeira pele, feita de tecido térmico, uma camada tipo moleton e a roupa de tempo ou o traje de água.

A roupa de tempo é feita de materiais leves que facilitam a respiração sem deixar o corpo úmido e são fundamentais para a segurança nestas condições. Eu sou friorenta e com certeza pareço um urso polar vestida com roupa de tempo. Mas, melhor agasalhada do que passar frio!

Ela possui várias partes. A jaqueta tem uma gola protetora, capuz, refletor e um reforço de proteção nos cotovelos. A calça conta com um suspensório elástico, bolso com aba de velcro, reforço protetor nos joelhos e um ajuste com elástico e velcro nas extremidades. Por fim, as botas são à prova d’água. A roupa também possui um cinto de segurança com trava que resiste a altos impactos. E, claro, não podia faltar um salva-vidas, que possui luz de emergência e refletor. O material da roupa de tempo é todo impermeável.

Graças à roupa de tempo, toda a tripulação se protege contra chuva, vento e tudo mais que vier. A vida ao mar precisa sempre ser cercada de vários cuidados para que a viagem seja sempre bonita e livre de problemas. Eu não abro mão da minha roupa de tempo e você também não deve fazer isso, combinado?