BLOG

02/02/2015

Sabedoria em alto-mar

Voltamos mais uma vez com a série de conselhos do Capitão Vilfredo. Hoje veremos mais três conselhos que servem tanto para a vida no mar como para a vida corporativa.

Vida fora do barco: É essencial preocupar-se com a qualidade de vida dos tripulantes e estar bem fisicamente. Isso trará resultados imediatos de desempenho da equipe.

Ética: Numa expedição, é preciso ser ético e transparente porque se está representando um país. Pequenas e médias empresas devem estar voltadas para esses valores.

Plano de contingência: Em uma navegação oceânica ao redor do mundo, não é possível eliminar os riscos de uma tempestade, tsunami, piratas. O importante é ter conhecimento dos perigos e, a partir daí, desenvolver um plano de contingência. Mapear os riscos e as possibilidades de ocorrência destes imprevistos são fatores determinantes para poder agir em uma situação de extrema pressão e restabelecer o mais rápido possível o controle da situação.

Que outros conselhos você daria para quem está pensando em fazer uma longa viagem ou uma nova carreira? Escreva nos comentários :-)