BLOG

18/03/2016

Viagem ao Centro da Terra

Sinto a adrenalina correr ainda mais forte só de pensar que navegamos próximo às Ilhas Marianas – um dos pontos mais profundos do mundo bem aqui no oceano Pacífico, a 11.034 metros de profundidade. A Fossa das Marianas fica onde duas placas tectônicas se encontram e é um dos lugares de maior atividade sísmica no Oceano Pacífico.

Milhares de alpinistas escalaram com sucesso o Monte Everest, o ponto mais alto da Terra. Mas apenas três pessoas desceram para o ponto mais profundo do planeta, no epicentro da Depressão Challenger. Os primeiros foram o americano Don Walsh e o cientista suíço Jacques Piccard, a bordo do batiscafo Trieste, que atingiu a Depressão a 10.916 metros de profundidade. O terceiro foi o cineasta James Cameron, que desceu sozinho até ao fundo da Fossa das Marianas no batiscafo na expedição Deep Sea Challenge, alcançando 998 metros de profundidade.

Infográfico: BBC Brasil

Para termos uma ideia em termos de distância, o ponto mais alto da Terra, o Monte Everest, tem 8.850 metros de altura. Se fosse colocado no fundo da Fossa das Marianas, ainda seriam necessários mais de dois quilômetros para se alcançar a superfície.

A Fossa das Marianas mede mais de 1.500 milhas (2.550 km) de comprimento e 43 milhas (69 quilômetros) de largura, em média. A distância entre a superfície do oceano e ponto o mais profundo da trincheira Challenger Deep, que fica a cerca de 200 milhas (322 quilômetros) a sudoeste do território EUA de Guam-se cerca de 7 milhas (11 quilômetros) e ao noroeste do Japão.